quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Forma, reforma e a tal morfológica

5 Meses! Eu agora carrego uma forma de GRÁVIDA! A barriguinha já não me torna uma pessoa apenas descuidada e gorda, a Marina mexe e eu percebo perfeitamente. Nesse mês surgiu uma dor aguda na região da bacia. Fiquei com medo de precisar ter uma gestação meio estátua e de só piorar com o tempo. Até que, entre consultas à fisioterapeuta e leituras na internet, percebi que o problema era a maneira de me movimentar. Explico: até então eu pensava que estava tudo como sempre foi antes, que eu poderia continuar me abaixando em faxinas pela casa, subindo meus dois lances de escadas bem ligeiro e com sacolas de compras pra mostrar que eu não era uma grávida com frescuras. Mas aprendi rapidinho que não é frescura nem fragilidade, são mudanças necessárias para adaptar-se às transformações do corpo. A dor passou e agora eu ando mais devagarinho e possivelmente vão me chamar de pata nos últimos meses.
Dia 17 foi minha consulta mensal no obstetra. Mais um momento feliz de ver nossa princesa naquela tela preta e cinza. Ela tava com soluço na hora, eu acho, ficou abrindo a boca, colocando a língua pra fora... e em alguns momentos o rostinho ficou bem notável. Uma delícia. A gente grava tudo e fica repetindo em casa e mostrando pros avós acompanharem. Nesse mês, a ansiedade maior foi pela US morfológica, aquele exame detalhado onde o radiologista faz um zoom de cada órgão e analisa se a formação está de acordo com o período da gestação e se, de cara, encontram alguma anomalia. Não sei se contei aqui, mas por não saber que estava grávida, durante os 3 primeiros meses fiz uso de alguns medicamentos, entre outras estripulias.  Dois deles foram o albendazol e secnizadol, aquele das vermes. Conversando com obstetra ele alertou para possível influencia deles no desenvolvimento do bebê e por isso esse exame era crucial para nós. O resultado foi que está tudo NORMAL. Que alívio! O problema é que a espera de fazer esse exame e a própria postura da radiologista me deixaram  tão zangada e insegura que fiquei meio com o pé atrás. Eu esperei por pelo menos 4 horas pra realizar o exame e a moça que manipulava o equipamento era fria e de pouquíssimas palavras. Os pais, assim de primeira viagem, querem fazer a festa na hora dos US, eu sei. Se deixar a gente começa a falar aquele idioma que nós adultos julgamos ser o mesmo dos bebês... tudo no diminutivo com um tom de voz fininho e idiota, etc, etc. Bem, o meu obstetra confia muito nessa criatura e eu após refletir se faria ou não outro exame desses, decidi que vou confiar também e ficar feliz com a palavra que prevalece no laudo: NORMAL.
Quanto aos preparativos operacionais tivemos finalmente evoluções. Nos livramos de alguns móveis para liberar o quarto pra ela, mas ainda tem muito treco sem destino. Enxoval encomendado (apesar da eterna indecisão sobre a composição dos tecidos), ar condicionado, móveis e layout do quarto fechado! Em outubro a expectativa é pela execução das primeiras reforminhas, pinturas e comprinhas das miudezas. Os móveis e o enxoval chegam em novembro, junto com 10 dias merecidíssimos de férias - quando pretendo organizar o chá de fraldas. Nessa hora vou pedir ajuda das amigas cheias de desses dotes de organizar festinha, pois eu mesma nunca organizei uma e morro de medo de nunca saber.
A próxima consulta está pro fim de outrubro quando já terei meus 6 meses de gestação! A partir daí a barriga deve esticar e o medo das estrias continua. Outros medos também rondam o consciente e inconsciente e os sonhos às vezes me assustam. Geralmente sonho com a Marina nascendo como uma criança de 1 ano e 6 meses?! Cabeludinha, com unha grande e todos os molares... rsrsrs mas nessa noite sonhei com sangramento :(  Pelo que tenho lido e conversado com as amigas grávidas os medos e inseguranças são levados aos sonhos e pesadelos, que somados às pequenas culpas que surgem fazem essa aventura da maternidade a maior pela qual já passamos.

OBS: Andei descuidando da alimentação e me deixando levar um pouco mais pelos doces e carboidratos, isso porque engordei 1kg até agora. Mas tá errado. Todo dia eu tenho que lembrar disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário